quarta-feira, 26 de maio de 2010

O amigo doente


Há duas semanas um amigo meu descobriu que estava com hepatite B, aqui em Valadares. Duas semanas antes ele começou a ficar sem apetite, muito cansado e com os olhos e pele amarelos. Pra quem não sabe, a hepatite B é causada por um vírus, transmitido via transfusão de sangue, compartihamento de seringas e objetos perfurantes ou relações sexuais desprotegidas.

Enfim... O vírus pode demorar muitos anos para se manifestar. E quanto mais tarde, pior é para o portador. A situação é constrangedora, tanto que ele teve um pouco de medo de me contar. Disse inicialmente que estava com Hepatite A - contraída por água e alimentos contaminada-, mas depois, no decorrer da conversa, ele foi se sentindo a vontade e falou tudo, com detalhes.

Segundo ele, o exame diz exatamente quando ele contraiu a doença: há cerca de cinco semanas. O médico olhou nos olhos dele, com aquele olhar de quem tem uma notícia muito ruin pra dizer e falou: "Seu caso pe sério". Depois de ter feito outros exames de DTS’s ele viu que felizmente só tinha contraído o virus da hepatite mesmo.

O fato é... Em algumas pessoas o vírus pode demorar anos para provocar danos, mas quanto maior a demora, mais complicada fica a situação do paciente. Em determinados casos, pode vir inclusive a óbito, pois o fígado já foi execissavemente prejudicado. O ideal é que todos aqueles que transaram sem camisinha procurarem um posto de saúde (em Valadares, o Crase), e realizem o exame. Porque existe um tratamento eficaz para a hepatite.

Esse amigo meu consegue se lembrar dos rapazes com os quais fez sexo desprotegido. Ele não sabe e nem desconfia de qual deles contraiu o vírus. Apenas disse: “os mais bonitos são os mais perigosos”. Certamente não podemos estabelecer uma relação entre beleza e portadores de vírus, mas o fato é que uma única relação desprotegida, mesmo com alguém que você conheça e confie, pode sim te fazer contrair uma DST.

Depois de duas semanas de tratamento, de recuperar o ânimo, esse amigo meu apenas disse: “Eu tive uma segunda chance, pois poderia ter sido um vírus como o HIV”. É, de fato, descobrir-se portador de hepatite, numa situação como a dele, é “menos pior” do que descobrir-se portador de HIV. O negócio moçada é aproveitar a melhor parte da vida fazendo sexo com segurança.

A hepatite tem tratamento. O HIV tem tratamento.

Mas o preço que se paga por se transar desprotegido pode ser muito alto.

Nenhum comentário: