segunda-feira, 23 de novembro de 2009

BOATE TURBO

Sem dúvida é “o” marco entre as antigas festas GLS e as atuais em Governador Valadares. O ápice do glamour! A Boate Turbo, que, durante muito tempo foi destinada ao público heterossexual, durante cerca de quatro meses pertenceu ao público gay valadarense. Isso aconteceu no final de 2007, quando o promoter Silvio Zafalão pegou a Casa – que estava às vésperas de fechar por causa do mau rendimento -, e decidiu atrair o público gay para as festas. E foi ai que começamos a ficar felizes com a possibilidade de termos uma boate gigante ao nosso dispor!


A primeira festa aconteceu ainda no reveillon de 2007, quando Zafalão conseguiu colocar na Turbo aproximadamente 600 pessoas, com a presença, pela primeira vez em Valadares, do DJ Axel-X, de Belo Horizonte. A festa foi um sucesso, elogiada por muitos bilús, afinal a boate tem uma estrutura de quase primeiro mundo, com uma decoração super do bem e atual. Não perdia em nada pra a outra boate da cidade...



A segunda-festa aconteceu em 2008, impulsionada pelo sucesso da primeira. Foi em março, com a presença da drag-amiga Dimmy Kieer (drag mãe é só a Cher!), que se apresentou e arrancou elogios entre as pessoas presentes no local. Gentén, tinham mais de 800 pessoas no babado aquele dia! Foi o dia do glamour: muita purpurina da dignidade! O DJ Douglas tocou pela primeira vez no local e também foi elogiado pelos participantes. Nessa noite quem passava próximo à boate podia ver uma fila que quase virava o quarteirão, de gays que queriam entrar na festa. Nessa segunda noite de sucesso, a festa conseguiu atrair a biluzada de Valadares e de outras cidades da região, incluindo o Vale do Aço.



Passada a fase áurea, veio então o momento das vacas magras. Novas festas começaram a ser feitas para o público GLS, dessa vez em finais de semana consecutivos – sexta e sábado. A partir de então o público gay começou a se tornar cada vez mais escasso na boate, que muitas vezes só tinha música ao vivo, para contenção de gastos. Lembro-me das vezes que teve cerveja de graça na sexta até as 23hrs, um desbunde para as mais pobres. Mas as pobres foram tão burras que não se atentavam para o fato de que só precisariam pagar só a portaria... Ah, ainda teve o Sapa-day, que foi um dia destinado às fanchas... E o que aconteceu? Nenhuma foi, afinal, se bilú não estava indo, imagina as sapatãos...



Na boate, tivemos contato com pessoas e artistas que bombavam Brasil afora, como Michelle Summers (Drag renomada de São Paulo); DJ Aless (da Josefine em BH); LaBelle Beauty (de São Paulo); diversos gogo boys; Daniele Moreno (cantora ipatinguense) e vários outros.



Passados três meses da fase de sucesso da boate, e com a pouca freqüência do público GLS, a parceria foi quebrada e a boate foi entregue aos seus antigos donos. E acabou-se o sonho valadarense de ter uma Casa GLS com a qualidade de uma capital do mundo – que efetivamente era o caso da Turbo.

Serviço:

Endereço: Rua Israel Pinheiro, (Centro) – Próximo ao bar JB.
Dia e horário: Sextas e sábados, às 21h e 22h, respectivamente.
Tipo: Música eletrônica e MPB
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=54781972
Status: Desativado

OBS:. Na época em que a boate fechou, ela foi reformada, reabrindo com o nome “Club”. Houve certo bafafá sobre isso, porque o nível de pessoas tinha melhorado em relação à outra boate da cidade; mas não passou de uns meses. Hoje, tá lá, jogada às traças. Está desativada.


Detalhe: o local, mesmo com uma infra-estrutura boa e com a vedação perfeita para o som, ainda sofria reclamações de vizinhos pelo impacto que o som causava nas paredes de suas casas. Sim, é verdade. Praticamente ao lado da boate tem um prédio residencial que vivia fazendo abaixo-assinado para a casa fechar. Uma vez, uma moradora conhecida no mundo sapatonístico (e que mora lá) disse que, nos primeiros andares do prédio, as coisas chegavam a “pular”; um exemplo era alguma coisa que era deixada na pia da cozinha, que ia “andando” e caia! Aihn, tão tendência essa coisa sobrenatural!

3 comentários:

Equipe GLBT disse...

Eu acho que a data da abertura está incorreta pq eu conheci meu namorado na boate turbo já GLS em 31 de março de 2007.E já tinha ido lá antes e já era GLS. A não ser que estejam falando somentes das festas ocorridas no local ai podem está correta.

As Bunita Comunica disse...

Vlw pela correção, gata!

ramaral64 disse...

Em Valadares não há saunas gls, não há boates gls, os homens não usam brincos e olham torto para quem vem de fora e usa. Não há vida gls em Valadares nem procurando de vela acesa na net, parecem viver todos no armário e ao que me parece é uma cidade preconceituosa.