sexta-feira, 14 de maio de 2010

O amigo.


Eu tinha um amigo gay. Era legal, divertido. Não ligava para os outros que queriam deixá-lo mal. Não ligava para as piadinhas que ouvia na rua, para os insultos em forma de chacota. Ele era feliz, apesar de tudo. E fazia a alegria de quem nem mesmo o amava de verdade. Aceitava sua condição, mesmo sabendo que nem todos o aceitavam. Fazia de cada dia o seu prazer de viver, pois sabia que um dia tudo podia mudar.

Eu tinha um amigo gay. Que seu principal objetivo nesse mundo era viver. Viver acima de tudo, aproveitar cada momento. Chorar quando tivesse vontade. Mas rir, mesmo das coisas mais tristes, pois embora ele não pudesse mudar a realidade, sabia que não era o único sem poderes especiais.

Eu tive esse amigo, que sentava-se na calçada com os heterossexuais, que riam de seus trejeitos, de suas idéias libertinárias, de seus contos mais explícitos. Esse amigo me serviu de inspiração. Mesmo sem reação, diante de sua tamanha espontaneidade, sabia que ele estava ali, me compreendia. Eu introvertido, apenas um menino com medo do que ele já não sentia qualquer espanto. Me fechava, ele se abria. Me mostrava o mundo, eu queria a segurança do quarto.

O amigo se foi. As conversas não existem mais. Mas ainda passo naquelas ruas, tão vazias, e posso vê-lo sentado ali, rodeado de amigos, tomando uma cerveja, arrancando muitas risadas. Posso ouvir o seu timbre inconfundível, sua risada, que embora triste, alegrava. Ele tinha essa forma mágica de narrar, que prende a atenção de qualquer público. E agora que já não está mais aqui, ainda fala ao meu ouvido.

É que esse amigo, tão jóia rara, é como vários outros, que ainda estão por aqui. São parte da nossa vida. E nos mantem vivos. É só pensar neles que nos vem um desejo inexplicável de viver, como se o sentimento nos fizesse flutuar. Amizades são pra sempre. Amigos nem sempre. Secar a lágrima que rola, dividir as alegrias — esse amigo me ensinou com certeza a valorizar quem está aqui e agora.





Nenhum comentário: