segunda-feira, 4 de maio de 2009

Re-LACIONAMENTO gay

Existe uma coisa muito importante que os gays precisam aprender sobre relacionamento. Chama-se responsabilidade. É, porque relacionamento é igual a uma empresa. Se for mal administrada, ela fali, e o relacionamento acaba.

Você vai no bar, conhece alguém, ficam. Você gostou, ele também Aí, depois de uma semana juntos, ele já te pede em namoro. Você, que já não agüentava mais pra ouvir esta pergunta, aceita logo de cara. Pode dar certo, é claro. Mas com o tempo, o deslumbre vai acabando. A outra pessoa vai se tornando comum, e a forma toda especial que você tinha de tratá-la, também vai caindo no esquecimento.

Uma vez conheci um rapaz. Fiquei com ele e gostei. Ele nunca me pediu em namoro, mas ele sentia como se estivéssemos namorando. Depois de alguns meses juntos, ele me perguntou, você está apaixonado por mim? Eu disse: Não sei. Eu gosto de você, gosto de estar com você. Isso é tudo o que eu sei dizer agora. Mas paixão... se ela existe, ainda está tímida.

Ele não gostou da resposta, é claro. Mas eu disse a verdade. Não sei se estava preparado pra um relacionamento com ele. Não me via ficando com ele na frente dos meus amigos, nem nos bares GLS, nem imaginava meu futuro junto com ele. Também não gostava muito da idéia de me prender a alguém depois de ficar sozinho por um bom tempo.

A verdade é que o amor é uma coisa incrível, mas não tenho certeza se o que as pessoas procuram nas outras é alguém que as ame, alguém por quem elas vão fazer o possível ou impossível. Atualmente, as pessoas parecem ser movidas muito mais por um sentimento egoísta, querendo ser preenchidas pela presença de alguém. Elas querem alguém que lhes diga o que fazer, que profira frases como: “Mas como você está lindo hoje”, ou “Eu te amo”. Coisas que elas mesmas deviam dizer pra si próprios.

Já vi gays namorando com outros só pra irem numa festa e terem em quem pensar. A outra pessoa, provavelmente, está em casa, ou do outro lado do Msn. Neste caso, falando de namoros online, em alguns deles não existe amor ou qualquer sentimento além de desespero. Estes são só pra diminuir um pouco a sensação insuportável de solidão. Se chega alguém e lhe pergunta: “Você está ficando com alguém?”, ele reponde que sim, numa postura de extrema soberba.

Mas voltando aos relacionamentos... namorar alguém é mais que dizer te amo de vez enquanto, é mais que morar junto e ver filmes juntos nos fins de semana. Namoro, seja ele gay ou não, SIGNIFICA dividir as tristezas, mesmo depois de um dia cansativo de trabalho em que você não tem mais saco pra ouvir mais nada; é ser o principal responsável pelo outro na hora em que ele está com aquela febre alta na cama; é saber que um dia você vai ter que dar apoio a ele quando os pais dele ou algum familiar falecer.

E pra não falar apenas das coisas ruins... namorar também é ser cúmplice, saber o que o outro pensa só de olhar pra ele. Vocês riem juntos e todo mundo fica sem saber do que estão rindo. Relacionar é saber que o futuro de vocês depende dos dois e não fugir da responsabilidade de reconhecer seus erros e pedir perdão após uma discussão.

E agora, antes de assumir um namoro com alguém, pense em todas as responsabilidades que você vai ter que assumir, como fidelidade, companheirismo e solidariedade. A sua vida muda, a sua forma de viver muda. E depois, se não der certo, vocês simplesmente vão cada um pro seu lado, sofrem um pouco, e passam a peidar na hora que quiserem. Mas a verdade é que fico muito triste quando um relacionamento gay acaba.

Nenhum comentário: