terça-feira, 6 de abril de 2010

Disseminando o preconceito!

E olhem quem!!!

....

É fato que a primeira parada gay de Valadares tem provocado muitas discussões na cidade. Enquanto essas discussões acontecem no âmbito familiar ou em mesas de botecos, não cabe a nós nos posicionarmos. Mas quando alguns ignorantes (no sentido literal da palavra) vão à meios de comunicação tornar pública a sua falta de conhecimento, e proferirem termos preconceituosos, aí nós "rodamos a baiana".

Na última semana, o vereador Lierte Júnior era um dos convidados de um programa de gosto extremamente duvidoso: “Programa do Sapia”, apresentado pelo pseudo-Datena, Robson Santos. Durante a semana, eles estavam realizando uma enquete para saber a porcentagem de valadarenses contra ou a favor da Parada Gay. Como era de se esperar, as pessoas que estavam no estúdio resolveram se manifestar.

De verdade, nunca vi cinco minutos mais cheios de preconceito e desinformação na minha vida! Principalmente por se tratarem de pessoas públicas. Ouvir um vereador comparando homossexuais com usuários de drogas ou violência foi no mínimo revoltante.

Ainda bem que existia uma pessoa sensata entre os envolvidos, o jornalista Rogério Fernandes, que disse discordar, tanto da direção do programa, quanto dos senhores citados, e disse ainda que homossexualidade faz parte da sociedade há muito tempo, por isso qualquer forma de manifestação é legítima. Aplausos de pé para ele! Enfim, uma pessoa sensata.

Agora, os outros dois envolvidos... religiosos, sem estudos científicos e, certamente com sérios problemas internos com relação a (sua?) homossexualidade, se acharam no direito de criticar, tanto a parada, quanto a prática sexual, erroneamente combatida durante anos. Eles chegaram a usar termos extremos, como “o comportamento errado” e “que Deus não está satisfeito com isso”.

Logo no início do programa, quando uma parcial dos resultados foi apresentada, Robson Santos já mostrou todo o seu preconceito ao dizer que “esperava que 100% de Valadares fosse contra a realização da parada gay, por ser uma falta de respeito com a sociedade”.

Ao pesquisar sobre as práticas homossexuais durante anos, e por ser também homossexual, me deparei com algo muito mais problemático, chamado "sexualidade humana". Notei que, as pessoas não sabem o que é sexo. Não existe diálago dentro da família, escola e mídia. Tudo ainda é muito obscuro, proibido e acontece quase que "ao acaso". E sempre de forma reprimida.

As pessoas precisam entender, de uma vez por todas, que o homossexualismo, ou homossexualidade, é apenas uma expressão natural da sexualidade humana. E que não existem diferenças entre os relacionamentos heterossexuais e homossexuais.

Mas o fato é que, informações erradas, preconceituosas e até ridículas existem - e muitas - sendo dissipadas por meios de comunicação de tanta abrangência quanto a televisão. Por isso minha grande preocupação. Cuidado com quem elegemos. Vereadorezinhos como esse citado no texto, ou jornalistazinhos como o que estão a frente do programa, estão aqui pra ajudar ou atrapalhar a democracia? (Cadê o Sapia? É só prá chamar audiência? Esse tal desse Robson não serve nem para ter seu nome divulgado?).

E vamos usar palavras e gestos preconceituosos ditos nos ultimos dias contra eles mesmos, para fazermos da parada uma manifestação pacífica e sem torná-la uma micareta. Manifestações errôneas como estas mostram que precisamos, sim, GRITAR PARA A CIDADE QUE NÃO HÁ NADA DE ERRADO, IMORAL OU PECAMINOSO.

Com vocês, a estreante no blogui... Luciana Tarantella

2 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA GATAS... NOSSA NUNCA SE VIU TANTOS COMENTARIOS MAIS VAMOS LA... EM PRIMEIRO LUGAR ESSE VEREADOR E PASTOR AI DA MATERIA EU NAUM SEI SE VCS SABEM MAIS EM 100% DOS HOMENS QUE FREQUENTAM A IGREJA DELE 45% DELES JOVENS SAO HOMOSSEXUAIS, FATO CURIOSO NE POIS PASMEM NA FAMILIA DELE A CANTORA IRMA DELE E HOMOSSEXUAL QUE POR SINAL ESTA FORA DO PAIS, TEVE UM IRMAO QUE SE COMETEU SUICIDIO PORQUE NAUM AGUENTOU A PRESSAO DA FAMILIA OU SEJA O PAI PRINCIPALMENTE POR SER LIDER ESPIRITUAL E POR AI VAI GENTE POR FAVOR CUIDADO COM AS PEDRAS QUE SE LANÇAM ELAS VOLTAM BEIJINHOS

Robson Santos disse...

Olá prá todos vcs!
Primeiramente gostaria de dizer que a página de vcs é muita bonita,e que lamento muito que o comentário que fiz em meu programa tenha passado ou deixado uma má impresão, não foi isso que eu quis passar para os meus telespectadores, admiro todos vcs , respeito todos vcs, mas a minha formação é diferente assim como vcs são diferentes, vivemos num país democratico e assim como vcs tem o direito de defenderem a posição de vcs diante da comunidade eu tenho tenho esse direito , vou lembra-los que tenho uma irmã e dois sobrinhos que são diferentes e nem por isso deixei de ama-los, não sou homofóbico nem tampouco preconceituoso, tenho pautado a minha vida dentro do respeito e da ética, acredito até que assim como vc nunca iremos agradar a todos. Só lamento tudo isso e espero que vcs possam utilizar o meu programa para quaisquer esclarecimentos ou encontros que forem realizar, o momento é de PAZ. Um forte abraço pra essa comunidade. Respeitosamente, Robson Santos, Apresentador do Programa do Sapia- Tv Leste/Record